11 de Junho de 2010
É com entusiasmo que oficializamos nesse momento a abertura oficial da XXVII Gincana Cultural “Teresina, Meu Amor” do Instituto Dom Barreto.
A ÁFRICA E A INFLUÊNCIA AFRICANA NA CULTURA BRASILEIRA será o tema da nossa Gincana. Para o historiador e a africanista Alberto da Costa e Silva, a cultura africana é um dos alicerces da cultura brasileira, ressaltando ainda que o modo de vida do outro lado do Atlântico também foi influenciado pelo Brasil.
Desta forma, pretendemos durante a nossa Gincana conhecer e aprender mais sobre tais influências. A cultura africana chegou ao Brasil no período colonial, ainda no século XVI. Os africanos foram trazidos para as terras brasileiras para serem escravos dos nossos colonizadores. Os escravos africanos vinham de diferentes regiões daquele continente, possuindo origens étnicas e idiomas distintos. Desde então, percebíamos as primeiras influências e tradições daqueles povos.
No entanto, na colônia portuguesa na América, os escravos africanos eram obrigados a aprender a língua do colonizador e também eram batizados com nomes portugueses, sendo também coagidos a se converter ao catolicismo. Mas foi a partir daí que passamos a conviver com o povo e com a cultura africana e a receber as mais distintas influências: na língua, na religião, na dança, na música, na culinária, no artesanato, no folclore, no esporte e nas artes-marciais.
Em 2003, o professor Marcílio Rangel escreveu uma carta para o então presidente da África do Sul, Nelson Mandela, em que dizia:
Refletindo sobre o seu trabalho nós achamos que sua luta contra o apartheid é algo de que o mundo deveria se orgulhar, pois nós acreditamos que esse é o caminho para termos um mundo melhor, sem racismo.
Portanto, devemos aproveitar essa oportunidade para lutarmos também contra o preconceito racial e contra o preconceito em relação ao continente africano.
A pré-inscrição acontecerá no dia __ de Junho. Nesta data, receberemos os nomes das equipes e de seus integrantes. Em breve, divulgaremos mais informações.
"Aiô?" Em tempo, "Aiô?" é uma saudação africana que quer dizer "tudo bem?". Então, pergunto novamente: Aiô?
Comissão Organizadora:
Marcela Clarissa Rangel
Phillipe Rangel
Ramon Santos
Haroldo Castro
Metódio Carlos
Luciana Chagas
Élida
Énio